O dia tem 24 horas.
Estudo após estudo científico, as revistas e os jornais, o médico, o nutricionista, o professor de educação física, o psicólogo, o fisioterapeuta e até o seu vizinho já recomendaram os benefícios da atividade física pra sua saúde.
Dá preguiça de fazer exercício, porém mais preguiça ainda de ouvir tantas recomendações à sua volta.
A atividade física é uma grande aliada na potencial prevenção e melhora de uma lista imensa de doenças. Só pra citar algumas delas: demências, cânceres, diabetes melito, hipertensão, acidente vascular cerebral (derrame), depressão, ansiedade, infarto do miocárdio, entre tantas outras.
Mas nós só mudamos de forma sustentável e adotamos um novo estilo de movimento nas nossas vidas se a motivação for boa: bem estar, prazer e alegria de viver. Raras são as pessoas capazes de escolher e manter um hábito que não gostam por livre e espontânea vontade.
Movimentar o corpo é uma escolha baseada em livre e espontânea vontade.
Num dia que tem 24 horas, podemos dedicar 23 horas e meia para ficarmos sentados, descansando ou dormindo. Parece e é bastante tempo. A meia hora restante pode mudar pra sempre sua sensação de bem estar; sua saúde física e emocional; e melhorar muito a sua qualidade de vida de forma geral.
Dicas gerais pra dar boas vindas ao MOVIMENTAR:
Pense no dia de hoje. Pensar apenas no benefício da saúde das suas células miocárdicas pode te levar pra longe do dia de hoje. O exercício físico nos traz sensação de bem estar e vitalidade pra agora. Queremos bem estar pra hoje. E o seu miocárdio agradece.
Planeje o mínimo: quando, onde e o que você irá fazer de atividade física. Programe-se. Crie o mínimo espaço no seu dia pro exercício: ao acordar (durma mais cedo); ou depois do trabalho (pra acalmar o estresse). Peça apoio da sua família, amigos e colegas. Parece que 30 minutos – ou o que couber – não é um sequestro de tanto tempo assim, concorda? Simples: tênis confortável, roupa leve, música no ouvido.
Não planeje demais. Certa vez cismei em jogar badminton pra me exercitar. Eu juro… Pois é… não deu certo. Perfeição e expectativa alta não ajudam quase nunca nas coisas das nossas vidas. Também não planeje a longo prazo. Quando meu filho nascer, quando eu entrar na faculdade, quando minha família se mudar, quando o verão chegar… Planeje a curto prazo, o mês, a semana. Viva hoje.
Curta o tempo do exercício. Não é para doer, não é para te levar à exaustão. Vá com calma. Não faça algo que odeia. Caminhar, nadar, levantar pesos, escalar, tênis, futebol, pedalar, pular, vôlei, dançar… são infinitas opções. Entregue-se de corpo e alma. Telefone celular pode esperar, resoluções de família ou trabalho pra depois – já com a cuca bem mais fresca. Brinque. Divirta-se. Faça exercício em paz.
Comece devagar. 90 minutos de yoga é difícil pra quem já começa apertado de tempo. Arvorismo e escalada em cachoeira na floresta requer mais tempo livre. Vá com calma. Comece com o que cabe na agenda e tome o que planejou pra si. Posso progredir a intensidade e a duração com o tempo? À vontade, mas respeitando as forças do seu hábito.
O exercício te dá mais energia e vitalidade. O trabalho e os problemas do dia a dia tiram sua energia? Pois saiba que o exercício não tira sua energia. Ele aumenta sua vitalidade para enfrentar o dia. Mais vigor para aproveitar presentes e dissabores da vida. Mais energia pra estar com quem você gosta.
Não somos vítimas de ninguém. Nem de patrões, famílias ou “do sistema”. Não acredite tanto em crenças antigas nem em crenças dos outros sobre você. Somos responsáveis por nossas vidas. Cabeça levantada, vento no rosto e vamos em frente. Com carinho e respeito aos que nos cercam. E carinho por nós mesmos.
Agradeça a possibilidade de poder se movimentar. Conquistar o mundo com seu corpo a sua volta. É a sua liberdade!
Um hábito se faz em algumas semanas a poucos meses – os neurocientistas e seus pais sabem disso. Seus filhos vão saber. O hábito se cristaliza, mas também é mutável. Assim nós aprendemos o hábito de tomar banho, vestir as roupas, comer com talheres, escovar os dentes, usar sapatos, dar bom dia e boa sorte. Com prazer e com sorte o exercício também pode se tornar um hábito na sua vida.